terça-feira, 2 de outubro de 2007

DIFERENÇA ENTRE SERESTA E SERENATA

Depende sempre da cultura absorvida, do ponto de vista à partir do que foi vivenciado. Em minha terra, existe grupos de seresta até hoje, mas bem diferentes dos que fazem serenatas.
As serestas são politicamente corretas. Quase sempre se juntam várias pessoas, entre homens e mulheres para cantarem e tocarem juntos as músicas do seu tempo. Já as serenetas são meio clandestinas, feitas na calada da noite, quase sempre com medo da lei chegar e acabar com cantoria. Nas serenatas, os homens se manifestam para suas pretendidas, esperando que
acendam as luzes para sinalizar que estão escutando.

5 comentários:

Vanderhugo disse...

Meu amigo,

em primeiro lugar, parabéns!!!

Reserve o meu!

Estava lendo sua observação a respeito de acharem pejorativo o selo se chamar "Quitanda"... não entendi... pelo contrário, além de ser uma expressão extremamente poética, soa bem aos ouvidos e é até moderno. A Olívia Hime não tem a "Biscoito Fino"???

Abração!

Vanderlei Lourenço

Marcos Martino disse...

Valeu Vanderlei. É verdade, o espírito é mesmo de quitanda. Tudo feito em casa. Porém a crítica que me foi feito foi no sentido da informalidade, da falta de perspectivas comerciais. Na verdade, o termo quitanda eu comecei a usar quase como uma gozação com a minha situação. Agora, como pensamos em termos de não só lançar o cd, mas criar um selo capaz de agregar até outros artistas, achei o termo nave mais apropriado. Mas diga-se de passagem...adoro quitandas...

Unknown disse...

Na minha cidade, Pitangui, rica culturalmente e principalmente musicalmente, sempre rolavam as "Serenatas". Saquei, plenamente, o que você quis dizer e acho que o wikipédia deveria acrescentar mais uma definição da palavra. Eu mesmo as fiz muitas e muitas vezes !!! Hoje por aqui, não acontecem mais aquelas noitadas de violões !!! A meninada de hoje, não tá mais ligada à esta forma de expressão musical. E os mais velhos, como eu, tão fora de Pitangui ou tocando em outras paradas !!! Pena !!!! Na minha época por aqui, beijamos muito na boca e até cositas mais, através das serenatas !!!
Abraço procê meu irmão

Marcos Martino disse...

Pois é, rapaz. E pra quem gosta de tocar e cantar, nada como o silencio da noite, onde as vozes e violões se destacam. Só quem já vivenciou a experiencia para saber do que falo. Quanto a juventude de hoje, os modismos se impõem. A galera tá mais ligada em tecnologia. Hoje tudo é muito virtual...

Unknown disse...

Primeiro, PARABÉNS! Acho que quem canta, e canta bem e com sensibilidade como você, não só alegra nossos dias, mas acalanta nosso coração...

Você merece todo sucesso do mundo. Poucas pessoas que eu conheço são humildes, humanas e generosas como você. Então, querido, agora tudo é só uma questão de tempo...

Eu amo serestas, mas nunca ganhei uma serenata... embora espere que algum dia os homens voltem a ter essa sensibilidade e essa coragem de cantar o amor debaixo da janela da pretendida! kkkkkkkkkk

Bjão (Com respeito!)